quinta-feira, 31 de março de 2011

HOMENAGEM

  
O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.
Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?
Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico só poderá ser determinado por um especialista.
  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.
Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.
Por que é importante saber reconhecer os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomastípicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentamsinais da doença ao nascer.
Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatrapsiquiatra infantilneurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.
Fonte: http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo+como+reconhecer+os+sintomas.htm

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tecnologia Assistiva para pessoas surdas

Os surdos têm frequentemente um problema em falar com audiência. Algumas pessoas que nascem surdas não pode falar e, portanto, ambos são surdos e mudos. Algumas pessoas têm deficiência auditiva parcial, enquanto outros perdem-lo completamente. No entanto, hoje felizmente existem vários dispositivos de assistência disponíveis para as pessoas surdas que tornam mais fácil para eles para viver a sua vida diária.
Alguns deles são despertadores e pode-se perguntar o que uma pessoa surda faria com um despertador. Mas essa é uma abordagem errada na vida, porque mesmo que eles são pessoas com necessidades diárias e eles também precisam de ser acordado para continuar com sua vida ou para sempre qualquer motivo que seja. O alarme para o povo surdo é concebido com um vibrador e uma luz piscando. A luz é tão brilhante que pode despertar uma pessoa dormir e até mesmo a pessoa pode sentir as vibrações do relógio.
A audição é um dos sentidos, como gosto, ou vendo e sentindo a única maneira de comunicar com as pessoas que perderam um sentido é usar os outros sentidos. Uma luz bater da porta é um dispositivo simples que funciona, em vez de a campainha de chamada. Dado que a pessoa não consegue ouvir, um flash de luz é usada em seu quarto ou sala de estar para alertá-los de um visitante no exterior. As luzes de sinalização também estão disponíveis para telefones e alarmes de fumo.
Existem vários sistemas disponíveis, que são baseados em tecnologia visual e pessoas que não podem ouvir ainda pode usar os seus olhos eo corpo para descobrir muitas coisas e executar suas vidas diárias. 
Fonte:http://www.babyboomercaretaker.com/Portuguese/assistive-technology/Assistive-Technology-For-Deaf-People.html